Farolangos


Aldora


Cachorro Grande


Tequila Baby


Reação Em Cadeia


Wacken Open Air 2010

Bruce DickinsonOs fãs do heavy metal certamente já ouviram falar do Wacken Open Air, um dos maiores festivais de heavy metal do mundo, que está em sua 21ª edição e ocorre em Wacken, no norte da Alemanha. Nomes como Iron Maiden, Mötley Crüe, Alice Cooper e Slayer são destaques.

Mais de cem artistas se apresentaram, na última semana, entre eles as bandas Soulfly, comandada pelo vocalista Max Cavalera (ex-Sepultura); Ill Niño, que conta com brasileiros em sua formação; e a pernambucana Cangaço, que venceu as seletivas feitas no Brasil para o festival.


A ideia de criar o Wacken Open Air surgiu dos amigos Thomas Jensen e Holger Hübner, que decidiram montar um festival de heavy metal em Wacken, perto de Itzehoe, onde nasceram, depois de terem comparecido a um evento do gênero.

O evento se concretizou em 24 de agosto de 1990, quando a Skyline, a banda na qual Jensen tocava baixo, foi a primeira a tocar em um local que viria a ser batizado como a "Meca do heavy metal". Desde então, passaram por esse pequeno povoado alemão todo tipo de bandas, das mais famosas e experientes às mais novatas. Muitas bandas novas que chegam ao Wacken Open Air o fazem depois de passar pelo Metal Battle, concurso que acontece em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil.

Em Wacken, as 22 bandas vencedoras das edições locais do Metal Battle voltam a tocar e a melhor ganha como prêmios novos instrumentos e equipamentos de som. O Wacken Open Air se firmou como grande festival na edição de 1997, quando o Motörhead foi sua principal atração. Naquele ano, o evento passou a ter três palcos. Em 1998, foram quatro, e nesta edição são seis, cada um deles dedicado a diferentes vertentes do heavy metal.

Algumas bandas bastante conhecidas do gênero e que estiveram na escalação do festival neste ano são Anvil, W.A.S.P., Edguy, Orphaned Land, Arch Enemy, Candlemass, Stratovarius e Tiamat. Além dos shows há ainda simulações de combates medievais, venda de discos, camisetas e todo tipo de produto oficial dos grupos que se apresentam, além de um karaokê no qual os fãs podem se arriscar em clássicos do heavy metal.

A cerveja é liberada, ao contrário das vuvuzelas, situação que foi explicada no site do festival. Desde 1990, quando foi organizado pela primeira vez, o Wacken Open Air nunca registrou incidentes graves, sendo referência no gênero.


Confira o vídeo de divulgação do Wacken Open Air.




Crédito:
Música IG

0 palpites: